sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Como se comportar em um restaurante chique

A maioria das garotas nunca foi em um restaurante chique. E se fossem, será que saberiam como agir? É por isso que resolvi criar uma matéria sobre isso...

Em casos de formatura ou casamento, jamais inicie a refeição antes do anfitrião, e jamais ocupe a ponta da mesa, pois esse é o lugar dele.
Uma dica é você NUNCA sentar na ponta da mesa...

As cadeiras que acompanham as mesas de jantar já possuem o formato ideal para se sentar e mantiver a coluna reta, sendo essa a posição adequada, nada de ficar debruçado sobre a mesa ou corcunda.
Ao sentar-se à mesa, o guardanapo, que pode estar no lado esquerdo do prato ou sobre ele, você deve colocá-lo sobre o colo.



Enquanto a comida não chega se foque em conversar com as pessoas da mesa, nada de ficar brincando com os talheres ou girando o prato. Se a mesa tiver acompanhamentos, esse é o momento certo para degustar.

Quando o prato chegar, nada de ficar girando o prato para achar a melhor posição para comer, pois da forma que o prato for colocado na mesa ele deve ficar até o final.
Se a mesa for montada de forma simples, com apenas um garfo e uma faca, o garfo deve ser manipulado pela mão esquerda e faca pela mão direita. Sei que a maioria não come assim porque acha mais difícil, mas com o tempo você irá se acostumar.


Não se assuste quando ver uma mesa cheia de talheres, a regra é simples, mas é preciso um pouco de atenção.
Primeiro procure conhecer os tipos de talheres, com um pouco de noção é só seguir a regra geral: cada prato deve ser saboreado com os talheres das pontas mais longes do prato.


No caso de sopas e caldos, a colher deverá retirar o caldo apontando para o centro da mesa e levada a direção do lábio, que por sua vez deve receber o talher pelo canto da boca e tomar o caldo, mas cuidado para não fazer barulho.

Para cortar as carnes o garfo deverá ficar em pé e somente a faca deve deslizar para cortar, nada de segurar a carne com a faca e puxar com o garfo. Fazendo isso você também evita aquele barulho desagradável da faca riscando o prato.
Os espaguetes devem ser enrolados com o garfo e jamais cortado, e as verduras devem ser enroladas como uma trouxinha e igualmente ao espaguete, não devem ser cortadas.


Caroços de azeitona e nervos devem ser retirados da boca com delicadeza utilizando apenas as mãos, e colocados no lado do prato. Nada de cuspir no guardanapo e jogar no chão.


Cotovelos a mesa são proibidos, principalmente com o garfo e a faca nas mãos enquanto você está mastigando, somente as mãos ou os punhos podem ser apoiados na mesa.
Não mastigue de boca aberta, não fale de boca cheia e nada de falar de boca cheia escondendo a boca com o guardanapo, é feio.
Somente repita o prato se o tipo de serviço for buffet, já no caso de refeições à francesa – onde vários pratos a la carte são servidos, só é permitido repetir o mesmo prato se o garçom oferecer, caso contrário é proibido.
Outro erro comum no buffet é encher o prato de comidas que não combinam entre si. O correto é ir várias vezes ao buffet e montar sua entrada, sopa, prato intermediário e o prato principal.


Drinques, aperitivos, bebidas destiladas e bebidas alcoólicas doces não devem ir à mesa. Por via de regra o vinho é o acompanhamento da maioria dos pratos, as bebidas de acompanhamento são servidas naturalmente, portanto não precisa ficar pedindo tipos errôneos de bebidas, atente-se ao que está sendo sugerido.
Quando um garçom serve um prato, você deve dizer apenas “obrigado”, qualquer outro elogio deve ser direcionado para o anfitrião. Porém, NÃO EXAGERE, OK!!


Da mesma maneira que o anfitrião dá o sinal para ir à mesa e para iniciar a refeição, é ele quem deve sair por primeiro da mesa.

Comida caída na toalha de mesa deve ser colocada de volta no seu prato usando seus talheres.

Seguindo todas essas regras você está apto para saborear uma maravilhosa refeição sem passar o mínimo de vergonha.
Mas LEMBRE-SE: todo cuidado é pouco!!



Kiss Girls



Nenhum comentário:

Postar um comentário